Um pouco de História
Olhando para o grego clássico percebe-se que Ekklesia era o
ajuntamento ou assembleia dos cidadãos de uma cidade com objetivos de legislar
ou deliberar sobre ela. Este mesmo termo, futuramente, veio a ser adotado pelos
tradutores da LXX (septuaginta), para substituir o termo קָהָל (kahal) que
quer dizer ajuntamento, em Atos dos Apóstolos o termo ekklesia aparece
23 vezes, e toda essa aparição significa igreja local, ou seja, a igreja de
Jerusalém, mas ao longo da história da igreja esse termo é adotado também pelas
comunidades locais, isso se dá, pois Paulo é o primeiro escritor do NT que usa
o termo no plural, indicando igualdade entre as comunidades.
No principio da era cristã, ou
seja, na igreja primitiva a porcentagem de Judeus era maior, e os romanos não
diferenciavam a religião dos cristãos do judaísmo, era tido como uma seita
assim como o farisaísmo, os saduceus, zelotes e essênios. Justo L. Gonzales em
seu livro, História Ilustrada do Cristianismo mostra isso claramente:
“Os primeiros cristãos não criam
que pertencessem a uma nova religião. Eles haviam sido judeus toda a sua vida,
e continuavam sendo. Sua fé não consistia em uma negação do judaísmo, mas antes
na convicção de que a idade messiânica, tão esperada pelo povo hebreu, havia
chegado.”
Em meados do séc. XIV John
Wycliffe declara, referindo-se a opressão e aos abusos da igreja católica apostólica
romana:
“A verdadeira igreja é composta
por aqueles que Deus escolheu para a salvação e não os que escolheram estar nas
comunidades cristãs.”
Depois de Constantino o mundo era
dividido em dois, a saber, cristãos e não-cristãos, a ekklesia era
portanto apenas uma, a igreja católica. Após os reformadores se tem escolhas de
diversas doutrinas, e o mundo se vê “livre” do julgo do catolicismo.
Ekklesia de hoje
Neste tópico propõe-se começar com
uma citação que Kevin DeYong faz em seu livro “Por que amamos a igreja”:
Em meio aos sofrimentos
Espera a Igreja santa
Um dia triunfar.
Pois a visão gloriosa
Enfim se cumprirá
E a Igreja vitoriosa
Em paz repousará.
É verossímil em comparação as
comunidades de hoje, esta pequena estrofe de um hino. As comunidades que se
dizem cristãs atualmente flerta com grande decadência, corrupção, banalidade, e
principalmente apatia, e não é a toa que o índice de evangélicos não
praticantes no Brasil segundo o IBGE é de 22,5%. Mas e os que estão ainda
dentro de suas comunidades de fé, merecem credibilidade? E os pastores, são
todos corruptos? Generalizando, será que a apatia já se tornou um câncer sem
cura? Uma pergunta fundamental que se têm questionado é: Todos os que estão congregando,
tem em suas mentes e em seus corações o Evangelho de Cristo? Será que todos são
ovelhas de Cristo? Quantos realmente têm ouvido a voz de Cristo, ou, Quantos
realmente conhecem a Cristo?
Disse Jesus:
A igreja é a noiva de Cristo e ela não é “amoldada” pela
forma secular, mas tem em si a essência da salvação e do verdadeiro Evangelho.
Muitos Restauracionistas têm uma enorme deficiência de conceitos ao atacar a
igreja, dizendo que está caída e doente, como se o primeiro século fosse o céu
e não houvesse problemas, e ainda, é preciso voltar à comunidade do primeiro
século (para esses recomendo um pouco mais de crítica em seus conceitos e leiam
Justo L. Gonzáles, principalmente os três primeiros capítulos), mas, gostaria
de lembrá-los que a Igreja ainda é a noiva de Cristo, e como noivo ele tem
ciúmes de sua noiva, e anseia por desposá-la, portanto, a igreja é escolhida
pelo próprio Deus.
Os santos, as ovelhas, o trigo, ainda resistem em suas
comunidades de fé, e quem é a igreja? Segundo o Bispo Alexandre Ximenes da
Igreja Episcopal Carismática é:
...a única alternativa comunitária de Deus para um
mundo adoecido.
Sim, a Noiva, Igreja santa, povo escolhido de Deus é o
ajuntamento desses santos e redimidos no sangue do cordeiro, quer sejam
católicos, quer sejam evangélicos, como disse Wycliffe, a verdadeira Igreja é
composta por aqueles que Deus escolheu, então como está escrito nas santas
escrituras:
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o
costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês
vêm que se aproxima o Dia. Hebreus 10:25
Bibliografia
Dicionário Bíblico – Mckenzie, John L. . SP: Paulus, 1983
Dicionário de Hebraico-portugês e Aramaico-português. São Leopoldo
e RJ: Ed. Sinodal e Ed. Vozes, 2011
História ilustrada do Cristianismo – Gonzáles, Justo L.
SP: Vida Nova, 2011.
Por que amamos a Igreja – Deyoung, Kevin. Kluck, Ted. SP:
Mundo Cristão,
Boa palavra irmão, Deus o abençoe, continue firme olhando firme para o autor e confirmador de sua fé.
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